segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tecla SAP :: Dicas de Inglês

Como se diz “lindo” e “linda” em inglês?


mr_smith 
PRETTY BEAUTIFUL
[Muito linda]

Uma jovem disse-me, durante a aula, que o seu namorado era very beautiful. Claro que compreendi o que ela quis dizer, mas aproveitei para explicar-lhe como se usa beautiful quando nos referimos aos aspectos físicos das pessoas.
Beautiful é uma qualidade usada exclusivamente para mulheres. O correspondente para os homens é handsome. Em português, “linda” e “lindo”. São as palavras mais fortes para descrever beleza física, com a ressalva de que se trata de uma avaliação subjetiva: beauty is in the eye of the beholder (a beleza está nos olhos de quem vê).
mrs_smith 
Pretty, que você já deve ter ouvido muitas vezes, quer dizer “bonito” ou “bonita”. Mas, para descrever pessoas, pretty também só é aplicável às mulheres. Importante lembrar que pretty é também um adjetivo que significa um pouco menos que muito – como no título deste artigo. Pretty beautiful, portanto, não quer dizer “bonitamente linda”, mas muito linda. (Pretty aqui funciona como um advérbio de intensidade.)
Temos ainda a expressão good looking, que pode ser aplicada tanto aos homens como às mulheres no que se refere aos traços físicos. Pode ser um sinônimo de handsome, para os homens, mas não chega a ser tão intenso quanto beautiful, para as mulheres.
Attractive (atraente) também serve para descrever homens e mulheres. O objetivo de quem se refere ao outro dessa forma pode não ser exatamente chamá-lo beautiful, handsome, good looking ou pretty, mas que apimenta um pouquinho a paquera, apimenta. Uma boa opção!
Referência: “Como Não Aprender Inglês – Edição Definitiva” de Michael Jacobs – Editora Campus/Elsevier, 2002. Leia a resenha.

read more...


Como se diz “esquisitão” em inglês?
2013-01-14 05:57:23-05

oddballODDBALL
[pessoa estranha, excêntrica; esquisitão]
  • She’s a real oddball.
  • Ela é uma pessoa muito esquisita.
Cf. O que “JUMP BALL” significa?
Cf. Expressões Idiomáticas: Estar em uma sinuca

A palavra odd significa esquisito, estranho. Informalmente, oddball é o nome dado a um indivíduo com comportamento excêntrico e esquisito. A palavra é também usada como adjetivo. Exemplo:
  • An oddball movie.
  • Um filme esquisito.
CfGírias: Louco CfGírias: OUT TO LUNCH Cf. WACKO
Referência: “Slang – Gírias Atuais do Inglês” de Jack Scholes – Disal Editora, 2004. Leia a resenha.

read more...


Como se diz “porteiro” em inglês?
2013-01-14 06:18:26-05

PORTER = carregador (AmE); porteiro (BrE) DOORMAN = porteiro (AmE)
No inglês americano, o substantivo “PORTER” é usado para designar o carregador que trabalha em terminais de passageiros, estações ferroviárias, aeroportos etc. Para dizer “porteiro” na língua inglesa, você tem duas opções: nos Estados Unidos, prefira o substantivo “DOORMAN”, e na Inglaterra, a palavra “PORTER”. Pois é, como se já não bastasse termos que aprender uma língua estrangeira, ainda temos que lembrar das diferenças entre duas variantes? Assim já é demais… :-)
porter
  • When you ask a porter to carry your luggage, you should tip him $1 per bag.
  • Quando você pede para o carregador levar a sua bagagem, recomenda-se dar um dólar de gorjeta por mala.
Cf. Profissões em inglês
CfNão sei nada de inglês! Será?
CfFalsos Cognatos: Quando as semelhanças atrapalham

Referência: “Dicionário das Palavras que Enganam em Inglês” de Ulisses Wehby de Carvalho – Editora Campus/Elsevier, 2004. Leia a resenha.

read more...

             
 
+ Tecla SAP
:: Facebook
:: Twitter
:: YouTube
Unsubscribe
Recomendados
O vídeo da entrevista no Programa do Jô (2012)
Aprender inglês com prazer é mais fácil

Inglês Online: Qual é o melhor curso?

Tecla SAP Tecla SAP, 722, Dr. Altino Arantes Ave., Sao Paulo, SP 04042-003,