quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO "FAT CHANCE"

 

Hi everyone! A expressão de hoje é “fat chance”. Ela significa “De jeito nenhum! Nem a pau!”. Confira abaixo os exemplos com áudio.
  • There’s no way I’m going to do this, fat chance! [ Não vou fazer isso de jeito nenhum, nem a pau! ]
  • Fat chance of that ever happening. [ Isso nunca vai acontecer. ]
  • I won't ever agree with such an opinion, fat chance! (Jamais concodarei com tal opinião, de jeito nenhum!)

Escute o áudio:
[Visite o blog para ouvir o audio]
Aguardo comentários com frases com o verbete apresentado hoje. Participe!

Referência

Ebook Gírias & Expressões dos Seriados II (com áudio). Adir Ferreira e Tim Barrett (áudio). Ebooks do English Experts, 2012. 91 pág. [compre na Fórum de Idiomas Store]
Gostou da dica? Para comentar e compartilhar com os amigos clique no link: Expressões dos Seriados: Fat chance. Melhores Dicas
Artigos Relacionados:

Antes de falar o que isso tem a ver com a ideia de comprar a prazo, vamos entender melhor o que significa o phrasal verb lay away. Os dicionários dão duas possíveis definições: 1) reserve for the future, save; 2) put aside and hold for future delivery. O primeiro significado passa a ideia de economizar, guardar algo para o futuro. Já o segundo nos diz que refere-se ao fato de colocar algo de lado e mantê-lo guardado (ou estocado) para que seja entregue no futuro.
  • Lay away a place for me. (Guarde um lugar para mim. | Reserve um lugar para mim.)
  • They are trying to lay away some money for their holiday next year. (Eles estão tentando guardar uma graninha para as férias do ano que vem.)
O que significa layway?Os exemplos acima estão relacionados apenas ao primeiro significado de lay away. Fiz isso propositadamente. Afinal, o segundo uso é o que tem todo a ver com a ideia de compras a prazo. É agora que entra o tal do layaway plan.
Imagine que seu nome esteja sujo na praça, mas você quer muito comprar uma nova televisão. Como você está com o nome sujo, terá de comprar à vista. O problema é que à vista não dá; fica salgado demais. E aí!? O que fazer? Os lojistas/comerciantes encontraram uma solução para resolver seu problema e que é também seguro para eles. Criaram a ideia do layaway.
Você vai até a loja e escolhe o produto que deseja. Você acerta a quantidade de parcelas que deseja pagar e o valor. Mas, você não leva o produto para casa, ele fica guardado na loja até que você termine de pagar as prestações e possa finalmente retirá-lo. O produto é colocado de lado e mantido em estoque para ser entregue no futuro. Além do preço do produto, você paga também um pequena taxa por ocupar o estoque da loja com um produto que teoricamente é seu.
Se por um acaso você atrasar as prestações ou desistir do negócio, todo o dinheiro investido é devolvido. Bem! Quase todo! Os lojistas ficam apenas com o valor da taxa extra. Afinal, você utilizou o espaço, o serviço e o tempo deles. Portanto, é justo que eles fiquem com algo.
layaway plan não é usado apenas por quem está com o nome sujo na praça. Ele é a sensação quando você quer presentear alguém. Ou seja, digamos que você queira dar uma geladeira de presente para sua irmã que vai se casar. Você então vai até a loja e pede pelo layaway plan. Paga tudo boitinho e quando chegar a hora certa, você entrega o presente à pessoa. Dessa forma, tudo é mantido em segredo e ninguém fica sabendo o que você dará de presente à ela.
Não creio que temos no Brasil algo parecido. Aqui podemos comprar um produto à prazo e retirá-lo depois. No entanto, não se trata de um plano de pagamento para pessoas que estão negativadas na praça. Se alguém souber de um nome específico para o layaway plan, eu agradeço se me enviar. Assim, eu vou aprender também. [Atualização: o leitor Fernando Henrique disse que no Brasil o layaway plan equivale ao Compra Programada oferecida por algumas grandes redes de lojas.] Você pode ler mais sobre layaway na Wikipedia em inglês.
E então!? O que você achou da ideia do layaway plan? Será que essa moda pode pegar um dia aqui no Brasil assim como a moda da black Friday está pegando? Os lojistas fazem de tudo para vender, essa parece ser uma ideia a mais para garantir a baixa no estoque e o dinheiro no caixa. Se quiser comentar, é só escrever na caixa abaixo. Com a mudança do blog, comentar aqui ficou muito mais fácil. Até a próxima!
O post O que significa layaway plan? apareceu primeiro em Inglês na Ponta da Língua.