terça-feira, 23 de outubro de 2012


Todo mundo sabe que as unidades de medida no mundo deveriam ser padrão. Até aprendemos na escola que o “metro” e o “quilo” são os sistemas universais de medidas e pesos. No entanto, esqueceram de avisar isso aos países de língua inglesa. Pois para eles o negócio é usar padrões diferentes. Portanto, vamos falar um pouco sobre isso hoje.
De cara, anote aí que por lá eles usam os seguintes: foot (pé), inch (polegada), mile (milha), ounce (onça) e pound (libra). O chato disso tudo é que na hora de falar inglês, você deve estar atento ao fato de que a altura de alguém será mencionada no sistema deles. Para entender você precisa ter uma noção da equivalência de cada uma dessas medidas.
Falando sobre pesos e medidas em Inglês
Ou seja, quando alguém diz “he’s 5 feet and 11 inches”, temos de nos virar para entender que a pessoa mede algo em torno de 1 metro e 78 centímetro. Ao ouvirmos alguém dizendo “I run 5 miles every day”, temos de saber que a pessoa corre algo em torno de 8 a 9 quilômetros todos os dias. Enfim, querendo ou não você precisa ter uma noção básica sobre o equivalente de cada medida usada por eles.
Para facilitar anote aí a relação que pode ajudar você de alguma maneira:
  • 1 inch (um polegada) equivale a 2,54 centímetros
  • 1 foot (um pé) equivale a 12 inches (doze polegadas) ou 30,48 centímetro
  • 1 mile (uma milha) equivale a algo perto de 1 quilômetro e 600 metros
  • 1 ounce (uma onça) equivale a 28,35 gramas
  • 1 pound (uma libra) equivale a 16 ounces (16 onças) ou 453,59 gramas
Então quer dizer que além de falar inglês eu também tenho de fazer cálculos matemáticos de modo mental rapidamente? Infelizmente, é bem por aí mesmo. Mas, minha dica é a seguinte: sempre tenho algo como referencia e já tenha algumas medidas na ponta da língua.
Ou seja, tenha a sua medida e seu peso já calculados e sempre que alguém te perguntar responda no sistema deles. Assim, se você mede 1m60cm, saiba que isso está perto de 5ft3in. Portanto, terá de dizer “I’m five feet and three inches” (eu meço um metro e sessenta). Em relação ao peso é a mesma coisa. Se você pesa 75kg, saiba que isso equivale a algo em torno de 165 pounds. Logo deverá dizer “I’m one hundred and sisxty-five pounds”. 
Enfim, já tenha anotado e memorizado algumas medidas comuns à sua vida: altura, pesos, distância de casa ao trabalho/escola/faculdade/etc. Confesso que isso é chato, mas é necessário.
Agora é caderno e caneta na mão (e calculadora também) para você achar as suas medidas e escrevê-las por extenso em inglês. Para simplificar, procure no Google por conversores online, vai ser menos doloroso. Aí é só praticar o máximo que puder para poder falar como eles falam. Voltarei em breve com mais sobre esse assunto. Afinal, ainda há mais coisas a serem ditas. So, take care!