sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

INFORMAÇÃO UTILÍSSIMA PARA ESTUDIOSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS




Site que Lê Textos Para Você


Minha dica hoje é para você que estuda sozinho e muitas vezes deseja ler um texto em Inglês, mas não sabe pronunciar as palavras corretamente ou se sente inseguro. Para ajudar com isso, o que você faria se tivesse a oportunidade de ouvir a leitura de um texto? Qualquer texto? Ficaria mais fácil ler o texto em voz alta depois? Você praticaria a pronúncia? Seria muito bom, não é mesmo? Mas onde encontrar alguém para fazer isso? Impossível, não é mesmo? Nada disso! Totalmente possível!

Conheça o site Text to Speech. Nele você pode colar até 1000 caracteres na caixa de texto, clicar no botão Say It e acompanhar a leitura do texto. Isso mesmo! O site lê o texto para você. E o mais curioso é que a leitura não é tão robotizada como a maioria dos sites que fazem isso na internet. Aliás, eu só estou mencionando o Text to Speech aqui porque eu o aprovei. Não vou dizer que é 100% perfeito, mas é uma grande ajuda para quem precisa de um algo mais para ficar com o Inglês na Ponta da Língua.

No final dessa dica tem uma figura com as instruções para você saber como usar o Text to Speech. Agora, caso você não saiba onde encontrar textos na internet para poder praticar a leitura, seguem minhas sugestões:

Recomendo os sites acima pelo simples fato deles serem mais populares, so to speak. Ou seja, são sites que falam de celebridades - contam fofocas e coisas do tipo. Não que eu goste disso, mas por serem populares, a linguagem utilizada por eles reflete a linguagem que os falantes nativos da língua inglesa usam no dia a dia. Portanto, trata-se de uma linguagem diferente daquela usada por sites como The Economist, The New York Times, The New Yorker, The Times, The Wall Street Journal, etc.

Enfim, a escolha de onde tirar os textos para praticar a leitura é sua. Minha dica continua na figura abaixo. Bom aprendizado a todos. Tenham um ótimo fim de semana. E curtam a fanpage do blog no Facebook, pois lá tem muitas outras dicas para quem quer aprender inglês de verdade.