quinta-feira, 26 de maio de 2011

INGLÊS COMO OS NATIVOS FALAM



COMO DIZER "MUITO MENOS" EM INGLÊS




Pois bem! Como é que se diz “muito menos” em inglês? Caso você ainda não faça a menor ideia do que eu estou falando, seguem abaixo alguns exemplos com a expressão para facilitar:

■Não gosto de laranja, muito menos de melancia.
■Ele não ajuda os amigos e muito menos pessoas que ele não conhece.
■Ela não convidou o Miguel, muito menos o resto da família.
Agora ficou claro a que “muito menos” estou me referindo, não é mesmo? O interessante é que as expressões “quanto mais” e “imagine” podem ser usadas no lugar de “muito menos” para expressar a mesma ideia. Na sentenças acima você pode simplesmente tirar o “muito menos” e colocar “quanto mais” ou “imagine” que dará tudo na mesma. Experimente!

Mas, enfim! Como dizemos isso em inglês? Será que há uma maneira de dizer isso nas terras do Tio Sam ou nas terras da Rainha? Na verdade, há três possibilidades! Claro que uma delas é a mais usada e as outras são as coadjuvantes. No entanto, vou falar das três para que tudo fique bem registrado.

A primeira expressão é “let alone”, que é sem dúvida a mais comum e mais fácil para dizer “muito menos” em inglês. Ou seja, aprenda essa expressão e procure tê-la na ponta da língua. Pois, certamente, ela é a mais comum de ser ouvida e falada em inglês. As sentenças usadas acima como exemplo ficam assim:

■I don’t like orange, let alone watermelon.
■He doesn’t help his friends, let alone people he doesn’t know.
■She didn’t invite Miguel, let alone the rest of his family.
Alguns exemplos extras para melhorar ainda mais a compreensão:

■She can’t boil potatoes, let alone cook a meal. (Ele não sabe nem cozinhar batatas, muito menos preparar uma refeição.)
■I can’t afford to buy a bike, let alone a car. (Eu mal tenho dinheiro pra comprar uma bicicleta, muito menos um carro.)
As outras duas expressões que podem ser usadas no lugar de “let alone” são “never mind” e “much less”. No caso de “never mind” é bom ter cuidado; afinal, ela tem vários outros usos em inglês. Portanto, para evitar confusões deixe a de lado por enquanto.

Já a expressão “much less” parece a solução mais óbvia para dizer “muito menos” em inglês. No entanto, ela não é tão usada quanto “let alone”. Em outras palavras, é preferível que você fique com “let alone”, a mais comum e a mais frequente entre os falantes de inglês.

Muito bem! Acho que é isso por hoje! Qualquer coisa deixe seu comentário e eu vou resolvendo daqui. Take care, you all

RODAS ESPIRITUAIS E CULTURAIS DA LBV





Cultura e Boa Vontade para um mundo melhor


Nos dias 21 e 28 de maio, a partir das 9 horas, a Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade de Deus realizará a sexta edição das Rodas Espirituais e Culturais. O evento terá lugar em várias cidades brasileiras e é preparatório para o 36º Fórum Internacional do Jovem Militante da Boa Vontade de Deus, que enfocará o tema “Juventude: ter Boa Vontade para um mundo melhor!”.

Constam da programação das rodas diversas atividades, dentre as quais se destacam oficinas de artes cênicas, de dança, literária e outras, bem como o Festival Internacional de Música da LBV, cujas canções vencedoras comporão o CD oficial do fórum.

As localidades onde as rodas ocorrerão, com respectivos endereços e telefones, são as seguintes:

Dia 21 de maio:
Inhumas/GO (Rua 23, quadra 13, Vila São José (Centro Cultural e Social Nelo Egídio Balestra), tel. (62) 3511-2094)
Porto Alegre/RS (Av. São Pedro, esquina com a Av. São Paulo, São Geraldo, tel. (51) 3325-7011)
Rio de Janeiro/RJ (Av. Dom Hélder Câmara, 3.059, Del Castilho, tel. (21) 2501-0247)
São Paulo/SP (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, tel. (11) 3225-4665)

Dia 28 de maio:
Brasília/DF (SGAS 915, Lotes 75 e 76, tel. (61) 3245-1070)
Ribeirão Preto/SP (Rua Rio de Janeiro, 383, e Rua Alagoas, 407, Campos Elíseos, tel. (16) 3636-7698)
Salvador/BA (Rua Odilon Dórea, 676, Brotas, tel. (71) 3380-0017)
Uberlândia/MG (Av. Marcos de Freitas Costa, 1.840, Osvaldo Resende, tel. (34) 3210- 5450)

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo tel. (71) 3234-9300 ou no site www.boavontade.com.